Politicamente Falando ...da Ocidental Praia Lusitana.
Os resultados das recentes eleições autárquicas eram mais prevísiveis que o anticiclone dos Açores; assim num universo de 308 câmaras municipais, o maior partido da oposição - Partido Socialista - conquistou 150 autarquias, o principal partido do governo - Partido Social Democrata - ficou-se pelas 86 em lista própria e 16 em coligação, o Partido Comunista cerca de 34 e o partido parceiro da coligação governamental - C.D.S/Partido Popular - conseguiu 5 municípios.
A grande novidade nestas eleições foram os resultados obtidos por candidatos independentes, que conseguiram merecer a confiança da maioria dos eleitores em 13 câmaras municipais. Dentre estas haverá a salientar a vitória do candidato independente Rui Moreira na cidade do Porto (segunda maior urbe do país), remetendo o candidato do maior partido do governo, para um humilhante 3.º lugar. As votações em número significativo nos candidatos independentes compreendem-se à luz do descontentamento generalizado da população nos partidos tradicionais, cuja incapacidade em encontrar soluções para a crise economica vigente tem sido cada vez mais evidente.
Mas foi absolutamente indisfarçãvel a forma quase clandestina, como os 2 partidos da coligação governamental - CDS e PSD - levaram a cabo as ações de campanha eleitoral. Apavorados pelas reações populares de descontentamento promoviam comícios à porta fechada com refeições à mistura, numa tentativa patética de atrair apaniguados, que só aumentou o seu isolamento.
Quanto aos protestos e manifestações de rua, cada vez mais o número dos seus participantes é menor; as pessoas já perceberam que a vozearia e os cartazes nem deitam o governo abaixo, nem melhoram o seu dia a dia. Acredito que poderá vir a surgir outra forma mais eficaz de protesto dentro em breve...a ver vamos!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home