Guerra Civil de Espanha (1936-1939) / Cartazes.
A Guerra Civil de Espanha constitui um dos episódios mais bárbaros da história da Europa e da humanidade. Ambos os lados da contenda (governo republicano e revoltosos nacionalistas) cometeram crimes de toda a ordem contra populações civis indefesas, unicamente por ódio e faccionismo exarcerbados. Nós europeus não temos autoridade moral para falar com arrogãncia em direitos humanos a outros povos, quando a nossa prática recente (veja-se o caso da recente guerra civil no território da ex-Jugoslávia, onde ainda existem tropas de manutenção da paz) contradiz completamente tal discurso.
Nota: O cartaz "Los Nacionales" é da autoria de Juan Antonio Morales sendo difundido pelo Ministério da Propaganda, do governo da Republica Espanhola e data de 1937. A sátira representa uma nau onde os rebeldes nacionalistas são rotulados como uma aliança, entre as cúpulas militares, a finança e o clero, protegidos pelas tropas mouras do norte de África. Curioso é que no costado da nau é possível ler: "Junta de Burgos" - Lisboa" numa alusão ao facto do governo português de A. Salazar, ter permitido a existência de uma embaixada dos revoltosos em Lisboa, próximo da embaixada oficial da República de Espanhola.
O outro cartaz é da autoria dos revoltosos nacionalistas com o lema " Por la Patria, El Pan, y la Justicia" e possui o símbolo da Falange espanhola.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home