Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, maio 26, 2014

Terramoto Político nas Eleições Europeias !

Vejamos os países onde a votação para o Parlamento Europeu expressou uma maior censura política ao modelo atual da União Europeia:

Reino Unido [United Kingdom]

U.K.I.P.* [26,77%] / Partido da Independência do Reino Unido - Ultraconservadores.  a)

- Labour Party [24,74%] / Partido Trabalhista

- Conservative Party [23,31%] / Conservadores - Formação política a que pertence o governo, sob a liderança de David Cameron

Nota: a) O U.K.I.P. tem uma liderança carismática personificada por Nigel Farage, um corretor financeiro na bolsa de Londres. Tornaram-se célebres os seus discursos criticando fortemente a Comissão Europeu dirigida por Durão Barroso; curiosamente o símbolo do partido é o da moeda nacional, a  libra (£). E por outro lado defende a saída do Reino Unido da União Europeia.


França / [République Française]

- Front National* [24,95%] /Frente Nacional. - Direita Radical e Nacionalista. a)

- U.M.P. (Union pour un Mouvement Populaire) [20,79%] / Conservadores

- Parti Socialiste [13,98%] / Partido Socialista - Formação política do Presidente da República François Hollande e do Primeiro Ministro Manuel Valls.

Nota: a) O partido Front Nacional quer sob a liderança de Jean-Marie Le Pen, quer na atualidade pela sua filha Marine Le Pen, sempre se opõs fortemente à emigração e ao federalismo europeu. 



Reino da Dinamarca / [Denmark]

- O.DF (Dansk Folkparti)* [26.60%] / Partido do Povo - Ultraconservadores populistas. 

-A.(S) (Socialdemokratiet) [19,10%] / Partido Social Democrata

-V.(V) (Venstre. Danmarks Liberale Parti [16,70%] / Partido Liberal


Grécia

- Syriza* [26,60%] - Esquerda Radical

- Nova Democracia [22,71%] - Conservadores - Atualmente no poder.

- Aurora Dourada*  [9,37%] - Direita Radical e Nacionalista.


Nota: Estão assinalados com asterísco vermelho * os chamados partidos eurocéticos, que apesar de anteriormente já existissem no Parlamento Europeu, não tinham a expressão e a força demonstrada nestas últimas eleições. Apesar da maioria dos deputados pertencer ao P.P.E. (Partido Popular Europeu/Conservadores) dispondo de 28% dos lugares, por certo iremos assistir a alguma violência verbal nos futuros debates em Bruxelas, ou em Estrasburgo.