Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Um Balão de Oxigénio (1250 Milhões de €uros).


Querem fazer-nos convencer, que a emissão de obrigações de tesouro a 10 (médio prazo) e a 4 anos (curto prazo) foi um "sucesso". Os juros ds primeira atingiram o valor de 6,72% (há 1 ano o Estado pagava 4,8%) e na segunda o valor fixou-se nos 5,4% (há 1 ano eram 4%).

A China comprou-nos dívida pública com clausulas secretas, entre estas consta a taxa de juro negociada, o que é absolutamente extraordinário ! E será que haverá ainda outras, como direitos especiais nas exportações chinesas para o nosso país? Ou com regalias leoninas para os comerciantes chineses, tais como isenções de impostos, que na prática concorrem e aniquilam o nosso comércio tradicional? E o Parlamento não reage? Como já se tornou hábito prefere antes discutir o sexo dos anjos !

O país precisa de se financiar no presente ano em cerca de 46 mil milhões de euros*, pelo que atirar foguetes antes da festa para além de um acto pouco abonatório para quem o pratica, revela no caso presente uma manifestação de desespero pouco inteligente.

Valor de juros da dívida pública a pagar previstos no O.E. - 6 mil milhões de euros. Este valor já é superior ao orçamento do ministério da educação e inferior ao investimento do Estado (4 mil milhões de euros)!

Dívida pública actual - 151 mil milhões de euros !

É óbvio que existiu uma estratégia concertada entre várias entidades - U.E, China, Japão, B.C.E. - o que é positivo, porém transformar isto numa vitória é de uma insensatez absoluta.

O reputado professor de economia e colunista do The New York Times Paul Krugman no seu blog designa o leilão por "Leilão Pírrico de Títulos" e ironiza que com mais "sucessos" destes, a periferia da europa será destruída financeiramente.


*Destes estão previstos no O.E. cerca de 1500 milhoes obtidos em certificados de aforro e bilhetes de tesouro.