Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Acordo Sigiloso !

Relativamente à aquisição pela G.T.C. (empresa pública chinesa) da participação do Estado português na E.D.P, temos assistido a um coro muito afinado de louvação, por parte dos habituais aduladores de serviço. Mas curiosamente nenhum deles revelou conhecer sequer o conteúdo da proposta vencedora e do acordo assinado. Como podem comentar aquilo que manifestamente desconhecem? Lembro que durante a vigência do governo anterior, o contrato de aquisição de uma parte da dívida soberana nacional, por parte da República Popular da China, continha cláusulas secretas, que ninguém até hoje questionou.

Ainda procurei obter informação sobre a tal “compra maravilha” de 21,35% da eléctrica portuguesa nos canais televisivos, mas fiquei na mesma; os privados - como no caso da SIC Notícias - entrevistaram convidados que se limitaram a dizer banalidades e no telejornal da RTP a entrevista relâmpago a António Mexia foi pouco esclarecedora, já que o pivot de informação - J. Rodrigues dos Santos - estava sobretudo focado em saber, da permanência daquele à frente da E.D.P.

A opacidade desta aquisição é total e aliada à existência de uma comunicação social extremamente fragilizada ou quase à beira da falência - e como tal sem independência -, não permite que a sociedade portuguesa tome conhecimento de todos os contornos presentes e futuros deste negócio. Convirá recordar, que o memorando de entendimento de assistência a Portugal no valor de 78 mil milhões de euros, foi tornado público na sua íntegra. Quanto a esta aquisição no montante de 2,7 mil milhões, o manto de neblina e de silêncio é absoluto !