Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, setembro 05, 2012

Monsieur l'Ambassadeur / O Sr. Embaixador

O embaixador françês para os direitos humanos, François Zimeray lamentou não ter conseguido visitar na prisão as três jovens russas do grupo Punk Pussy Riot. Como é universalmente sabido, a Rússia desde a era czarista, passando pela época sovética, nunca foi propriamente um lugar aconselhável, para a liberdade de expressão e manifestação. Vladimir Putin e Dmitry Medvedev não fazem mais, que seguir as pisadas dos seus antepassados no centralismo e repressão a tudo e todos, que ousem sequer questionar os seus poderes.

Porém é muito curioso e revelador da frouxidão e absoluta negligência da diplomacia da União Europeia (e dos seus Estados membros), que a Rússia continue a albergar na mais absoluta impunidade, grupos de crime organizado no domínio das fraudes financeiras (através de clonagem de cartões de crédito, phishing, assaltos planeados ou outras práticas semelhantes) e pior ainda, se recuse a cooperar com as autoridades policiais internacionais, na identificação dos responsáveis por tais atos, para as correspondentes ações penais.

Nem a britânica Catherine Ashton*, nem um único embaixador dos países membros da União Euriopeia se dão ao trabalho de inquirir o governo russo, sobre atividade criminosa financeira desencadeada a partir do seu território e que resulta no roubo de somas significativas a cidadãos predominantemente europeus. Mas falar nisto para esta gente é politicamente incorreto e como tal não interessa ...
* Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum.