Amelia Earhart - Fim do Mistério ?
O desaparecimento da aviadora norte-americana e do seu navegador Fred Noonan ocorrido em 2 de Julho de 1937, quando efetuava uma viagem de circum-navegação no troço sobre o Oceano Pacífico, entre Lae (Nova Guiné) e o atol de Howland constitui um mistério ainda por desvendar . Através de diversos cálculos trigonométricos, baseados nas posições transmitidas pelas comunicações via rádio, entre o avião bimotor - um Lockheed L-10E Electra - e um navio da Guarda Costeira dos E.U.A. calcula-se que o aparelho tenha sido forçado a uma amaragem forçada, próximo da ilha Nikumaroro (atol de coral das ilhas Phoenix).
Em expedições anteriores foram encontrados diversos objetos, que são consistentes com a época e os utensílios utilizados pelos tripulantes do aparelho, na referida ilha de Nikumaroro.
A associação norte-americana de arqueologia aeronáutica TIGHAR enviou no mês corrente para aquela ilha uma expedição de pesquisa subaquática, tendo por objetivo encontrar os restos do avião desaparecido nas águas em redor da ilha de Nikumaroro. Para o efeito a equipa de expedição dispõe de um navio com equipamento de sonar sofisticado para águas profundas, complementado através de um veículo subaquático autónomo não tripulado (AUV), com varrimento lateral de sonar. Finalmente a identificação de alvos de interesse será realizada por um veículo operado remotamente (ROV) dispondo de câmeras de vídeo, de um braço articulado e também dotado com equipamento sonar.
Esta 7.ª expedição ao local, com financiamento totalmente privado poderá vir a decifrar dentro em breve, um mistério há muito por resolver e frequentemente alvo das mais imaginárias teorias.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home