Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, julho 11, 2014

O Parlamento Europeu, ou Um Circo Ambulante.

Poderá parecer à primeira vista, que o título deste texto tenha algo a ver com um insulto gratuito ao Parlamento Europeu, mas nada disso! A situação atual é mesmo essa, as reuniões da câmara de deputados europeus têm lugar umas vezes em Bruxelas, outras vezes em Estrasburgo, cidade situada no nordeste da França, bem próximo da fronteira alemã.

Imagine-se a operação logística que é necessário implementar uma vez por mês, para a movimentação de Bruxelas para Estrasburgo e ida e volta, em documentação, equipamentos e pessoal de apoio, por forma a permitir o funcionamento de um parlamento com 751 deputados provenientes de 28 estados membros! Trata-se evidentemente de um círco ambulante com um custo abismal - cerca de 130 milhões de euros/ano - e com a particularidade da França poder vetar uma eventual peoposta de racionalização, que passasse pela fixação definitiva do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O que diria a opinião pública norte-america se o Congresso dos E.U.A. realizasse as suas sessões, uma vez em Washington e outras em Nova York, ou no caso do Brasil o respetivo Congresso Nacional se reunisse umas vezes em Brasília e outras vezes por exemplo, em São Paulo? Quer nos Estados Unidos da América, quer no Brasil as opiniões públicas destes países jamais aceitariam uma tal barbaridade irracional! Na União Europeia à exceção de alguns, a maioria dos países membros aceita pateticamente a situação vigente...