Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, outubro 30, 2014

F-16s da FAP (Força Aérea Portuguesa) intercetaram 2 aviões militares russos (Tu-95 e Il-78).

A Rússia tem nos últimos dias levado a cabo exercícios militares em áreas próximas de países europeus membros da NATO, numa clara missão de reconhecimento, teste e avaliação  dos sistemas de defesa.

Desta vez coube à FAP proceder à interceção de 2 aparelhos militares russsos um Tu-95MS (Bear H)  bombardeiro e um  Il-78 avião tanque de reabastecimento), após ambos terem vindo a ser escoltados por aparelhos da RAF, mais propriamente "Typhoon" até à entrada do espaço aéreo sob jurisdição portuguesa.

O aparelho "Tupolev Tu-95" data dos anos 50 e foi um protagonista muito ativo da chamada guerra fria. Hoje é utilizado pela aviação militar russa como plataforma de lançamento de mísseis cruzeiro, ou de reconhecimento / espionagem com sensores sofisticados; por sua vez o Ilyuschin Il-78 é utilizado como aparelho de transporte ou de reabastecimento em voo.

 
(Fotos - F.A.P.)









Nota: Caso clique nas fotos, verá que na cauda do avião russo Tu-95 existe entre outras, a inscrição "BBC". Bom não se trata propriamente de qualquer referência à célebre emissora de rádio britãnica, mas tão só ao facto de no idioma russo, essas serem as iniciais de: Força Aérea Russa. O alfabeto cirílico não tem correspondência direta com o utilizado no mundo ocidental.