Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, outubro 01, 2014

Reino Unido - Uma Monarquia Federal?

Apesar do resultado do referendo à independência da Escócia do Reino Unido, se ter saldado por uma vitória do "não" à separação, por uma diferença de 10% (55%-45%), que não é propriamente esmagadora, o voto de 1,6 milhões de escoceses pela independência não pode ser facilmente ignorado.

No continente europeu em geral e na União Europeia em particular, as iniciativas separatistas de territórios relativamente aos Estados existentes são fortemente desencorajadas. Assim a União Europeia fez saber que a independência da Escócia levaria inevitavelmente à sua saída da primeira e que uma futura reentrada como Estado independente, só ocorreria caso todos os outros membros esivessem de acordo. Assim certamente o Reino Unido sem a Escócia, não deixaria de vetar a adesão desta, como Estado soberano à U.E.

Mas desde já a Escócia ganhou mais autonomia política e financeira, como resultado das promessas do primeiro ministro britânico David Cameron, caso os unionistas ganhassem o referendo. Por outro lado os restantes territórios também se acham no direito de obterem um estatuto idêntico, o que vai levar de imediato a que a Inglaterra venha a ter um parlamento próprio, à semelhança do que já acontece com a Escócia. Ou seja uma inflexação claramente federal do Reino Unido será a consequência natural do referendo escoçês.