Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

"Porque Falham as Nações"


Daron Acemoglu e James A. Robinson são docentes universitários americanos no MIT e em Harvard, respetivamente.
Ambos descartam o determinismo geográfico como principal razão para explicar as diferenças de riqueza entre os países e de igual forma contestam o fator cultural. São antes as instituições e a sua qualidade, que justificam que o Reino Unido se tenha tornado uma nação próspera  e o Zaire/Congo liderado por Mobutu, depois por Laurent Kabila e depois ainda pelo seu filho Joseph, ou seja um desastre total.
 
Veja-se o caso da Coreia, onde o mesmo povo dividido entre duas nações - Paralelo 38 - por um muro, em que o norte é dominado por uma dinastia estalinista desde o fim da Segunda Guerra Mundial, sendo um anão económico comparado com a Coreia do Sul, grande potência democrática e tecnológica.
 
Ou ainda a cidade de Nogales dividida ao meio por um muro entre os Estados Unidos e o México, em que as diferenças entre os dois lados ocupados pelo mesmo povo são abissais; seja na educação, na esperança de vida e saúde, nos serviços básicos, ou no rendimento, onde no lado mexicano é cerca de um terço dos seus vizinhos.
 
Um grande livro sem dúvida.