Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, dezembro 09, 2015

Intervenção Russa na Síria.

 
A presença militar russa na Síria é materializada na base naval de Tartus (desde 1971) e a na base aérea em Latakia (aeroporto internacional Bassel Al-Assad). A Russia e a Síria mantém desde longa data - século XIX - um relacionamento estreito. Durante a Guerra Fria a Síria foi um aliado da União Soviética e recebeu desta um apoio considerável em armamento e ajuda económica. A base na naval de Tartus constitui um apoio decisivo e estratégico, para a presença da frota russa no Mediterrâneo.
 
No vídeo acima publicitado pela Força Aérea da Rússia (situação inimaginável nos tempos da URSS) podem observar-se os seguintes meios áereos:
 
Sukhoi Su-34 - com a numeração 25 a vermelho.
 
Sukhoi Su-24M* - com a numeração 04 a branco
 
Sukhoi Su-25SM - diversos aparelhos estacionados
 
*Nota - Um aparelho deste tipo foi abatido sobre território sírio por 2 aparelhos F-16s da Turquia, sob a alegação de violação do espaço aéreo turco. As relações bilaterais entre os dois países encontram-se crispadas e a Rússia para além de ter decretado um embargo às exportações turcas, enviou caças de última geração Sukhoi Su-30 para escolta dos seus aprelhos de ataque.