Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, maio 11, 2016

Referendo à Manutenção do Reino Unido na União Europeia - A questão do "Brexit".


Uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia ("Brexit") seria trágica para todo o continente europeu, uma vez que deixaria a liderança do projeto político comunitário entregue a uma  França débil e conturbada internamente, juntamente com a atual Alemanha poderosa e quase hegemónica, bem diferente daquela das décadas de 60 ou 70 do século passado.
 
Não sou propriamente anglófilo, mas a realidade impõe-se à vista de todos; o Reino Unido tem pugnado pelas políticas europeias mais conducentes ao desenvolvimento e ao bem estar dos europeus. As críticas que Londres tem feito aos burocratas de Bruxelas são pertinentes e necessárias, sobretudo num espaço político onde o politicamente correto impera.

O modelo anglo-saxónico de abordar os problemas quotidianos e resolvê-los em tempo útil com pragmatismo é absolutamente imprescindível. Em França é costume passar-se o tempo a refletir sem nada decidir e as reformas pura e simplesmente vão-se adiando. Infelizmente esse modelo também foi adotado em Portugal com os resultados bem à vista de todos.