Visita de Cavaco aos EUA
Começa a tornar-se numa rotina e mesmo num desapontamento total as fracas prestações politicas de Cavaco Silva, no desempenho das funções de Chefe de Estado, muito longe dos tempos de Primeiro Ministro. Cabe recordar a sua visita à India que não passou de uma sensaboria - com comentários pouco simpáticos para os anfitriões relativamente à culinária hindu, em declarações prestadas a uma televisão privada - desprovida de qualquer resultado palpável.
Mais recentemente foi o amuo para com a RTP, relativamente à interrupção das intermináveis cerimónias comemorativas do Dia de Portugal em Setúbal; causa estranheza tal atitude para quem proclamou que a data em causa " não pode reduzir-se a um mero ritual " quando a sessão solene não foi mais do que isso ! Será que o Presidente não assiste diariamente à mediocridade dos telejornais da televisão pública? Refiro-me à sua duração, edição e conteúdos, é que não deve existir pior em toda a europa e quanto a isso a Presidência fica impávida e serena.
E agora atingiu-se o cúmulo dos desaires quando ao efectuar uma visita aos EUA, para inaugurar uma exposição sobre Portugal, contactar a comunidade portuguesa e ao deixar para a última da hora a marcação de um encontro com o Presidente G. Bush, obteve uma recusa da Casa Branca invocando esta falta de disponibilidade na tentiva de agendar tal encontro. É mau de mais para ser verdade, já sabemos que o nosso prestígio internacional anda pelas ruas da amargura mas que tivesse chegado a tal degradação nunca poderia tê-lo imaginado. Até o Presidente da Generalitat ( governo regional da Catalunha) ou seja o líder de um país que não é independente mas é uma região de Espanha dotada de autonomia institucional, consegue ser recebido em Washington.
Será que uma visita ao exterior não deve exigir mais ambição do que realizar o tour de rotina com uns abraços, palmadas nas costas e umas declarações de circunstância em almoços e jantares da praxe?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home