Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, abril 16, 2008

O Caudilho da Madeira


A recente visita do Presidente da República, à Região Autónoma da Madeira, deu visibilidade às práticas caciquistas do poder regional. A Assembleia Legislativa Regional não só não tem capacidade fiscalizadora do poder na região, como não passa de uma simples correia de transmissão deste. Uma sessão solene naquela assembleia regional por ocasião da visita do PR, foi anulada devido ao simples facto de tal acto desagradar profundamente ao governo regional.
Por sua vez o P.R. garantiu que a sua actuação discreta e serena, iria produzir resultados no futuro. Será que pela primeira vez tal irá acontecer? E que dizer do papel pouco mais que simbólico do Ministro da República na Região?
Já é altura dos autarcas das regiões do interior de Portugal, organizarem um congresso, para debaterem políticas de desenvolvimento regional, e exigirem solidariedade ao Governo da República; se essas regiões dispusessem só de metade dos apoios concedidos às regiões autónomas, hoje não se veriam confrontadas com a desertificação e pobreza que agora denotam.
E finalmente que dizer do escândalo nacional, que signica a Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 23/2007/M, em que é atribuído um acréscimo de remuneração em 10% sobre o vencimento dos funcionários públicos, e elementos das forças de segurança, a exercerem funções na Região ? Tudo sempre fundamentado, no argumento já estafado da insularidade, enquanto Trás-os-Montes, a Beira interior permanecem à míngua de investimentos e de incentivos para a fixação de populações.
Conclusão: em Portugal na política, a chantagem compensa !