Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, junho 23, 2009

A Ocultação

Hoje veio à luz da ribalta a notícia proveniente da Direcção-Geral do Orçamento que a receita fiscal já caiu 20,7% até Junho, tendo por seu turno a despesa aumentado 4,2%. Com o afundamento da actividade económica, o aumento da despesa não parece ser coerente com a realidade actual, pois peca manifestamente por defeito.

Com este panorama a agravar-se até ao final do ano, imagine o leitor o valor do défice no final do corrente ano; porém até às eleições legislativas os dirigentes políticos vão ocultar em absoluto a situação financeira e sobretudo as medidas duras e anti-populares que têm em mente uma vez vencedores do escrutínio para a Assembleia da República. Logo após a divulgação do valor do défice público, a Comissão Europeia irá abrir um processo contra Portugal por défice excessivo, com o futuro governo - seja ele qual for - a cortar novamente na despesa e no investimento. Seguir-se-á a inevitável contestação social bem superior à actual, perante um governo com uma pequena maioria relativa e extremamente frágil; decididamente o ano 2010 promete vir a ser politicamente muito instável ! Os sinais são tão claros que já nem há lugar a qualquer benefício da dúvida quanto ao futuro próximo.


Por sua vez elaborar o orçamento para o próximo ano, vai ser tarefa digna de um sado-masoquista tal é natureza do caminho que tem pela frente e com um grau de liberdade de actuação muito limitado. Nos impostos sobre o trabalho já não é possível aumentá-los mais, restam os impostos indirectos cuja incidência se ultrapassar mesmo um pequeno limite, irá restringir ainda mais a actividade económica.