Património Tecnológico - Junkers 52
Corria já a recta final o ano de 1936, quando chegaram a Portugal 10 aparelhos Ju-52 /3m, destinados ao bombardemento nocturno, provenientes da Alemanha. A Guerra Civil de Espanha iniciava a sua onda de morte e destruição e galvanizava asimpatias e ódios pelo mundo inteiro; no continente europeu já se adensavam novas tensões entre nações que iriam conduzir a mais uma guerra mundial.
O aparelho encontra-se sediado no polo do Museu do Ar na Base Aérea n.º 1 de Sintra
Estes aparelhos faziam parte de um largo conjunto de equipamentos militares, que o Estado Novo adquiriu, por forma a implantar uma estrutura mínima de defesa do país, embora mais aparente que real, servia também para transmitir alguma confiança a uma população assustada, perante a possibilidade de ser confrontada com um conflito mundial.
Em boa hora o Museu do Ar estabeleceu um protocolo de acordo de restauro com o museu norueguês de Bodo e que consistiu no envio para este de 2 aparelhos muito deteorados do seu espólio, em que um por lá ficou como forma de pagamento da recuperação do outro, que veio para Portugal.
O aparelho encontra-se sediado no polo do Museu do Ar na Base Aérea n.º 1 de Sintra
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home