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quarta-feira, setembro 16, 2009

A Alta Velocidade Ferroviária

Num país com as características do nosso, 4 linhas de alta velocidade é manifestamente excessivo, com a agravante de não tirarmos partido das infra-estruturas actuais, como acontece com o comboio pendular entre Lisboa e Porto, em que as condicionantes da linha e a sua sobreutilização, decididamente impedem que tal aconteça.

Só faz sentido a ligação entre Lisboa e Madrid, em alta velocidade pela sua interligação à rede europeia de alta velocidade, tendo por garantido que durante vários anos tal conexão implicará prejuízos. Assim deverá ser edificada uma linha para a ligação entre Lisboa e Porto dedicada aos comboios pendulares, dado que a existente sofre já de saturação com os consequentes atrasos, e de igual forma o mesmo deve ser feito para a ligação da Galiza com o litoral norte português e da Andaluzia com o Algarve, nestes dois casos por maioria de razão, uma vez que as distâncias são relativamente curtas.
Sugestão: O leitor quando viajar de Lisboa ao Porto em via férrea no Alfa Pendular, contabilize o curto período de tempo em que a composição ultrapassa os 200 km/h.