Nome:
Localização: Portugal

domingo, maio 20, 2012

A República de Weimar e o Pavor Germânico .

A República de Weimar (1919-1933) recebeu como herança, a derrota do Império Alemão durante a Primeira Guerra Mundial, bem como os pesados e humilhantes termos do  Tratado de Paz assinado em Versalhes. A situação financeira deteriorou-se rapidamente e a Alemanha entrou em rutura financeira, tendo inclusive entrado em incumprimento no que respeita às indemnizações de guerra, a pagar aos páises Aliados vencedores do conflito. E como resposta punitiva, em Janeiro de 1921 tropas francesas e belgas ocuparam a bacia do rio Ruhr, que constituía o coração industrial da Alemanha.

Com todo este cenário na Alemanha não admira que tenha eclodido uma hiperinflação, que devastou transversalmente todo o país e cujas ondas choque são ainda hoje recordadas pela população germânica de todos os quadrantes políticos.

Para que se possa ter uma noção mais próxima da realidade, do que foi a hiperinflação na Alemanha ficam aqui alguns exemplos ilustrativos:
-Os trabalhadores eram pagos à hora, para que o dinheiro rapidamente passasse para os familiares ou amigos, antes que o seu valor fosse nulo.
-As pessoas chegavam a transportar o dinheiro em carros de mão, tal era a quantidade necessária para adquirir produtos comuns nas lojas, face à desvalorização meteórica do marco.
-A troca de produtos tornou-se banal e vantajosa relativamente ao uso da moeda.
-Os pensionistas e a classe média foram as maiores vítimas da escalada dos preços, uma vez que os seus rendimentos eram fixos e as poupanças em dinheiro rapidamente se volatilizaram.
-No Inverno muitos alemães chegaram a queimar mobília das habitações para aquecimento, dado não possuírem recursos para a compra de lenha.

Em Setembro de 1923 a Alemanha passou a ser dirigida pelo Chanceler Gustav Stresemann, que conseguiu obter um empréstimo dos Estado Unidos de 200 milhões de euros e criou uma nova moeda o Rentenmark com o reescalonamento das indemnizações de guerra a pagar aos Aliados. Num ápice a confiança voltou e o investimento com criação de emprego também. Em Novembro de 1923 o cãmbio com a moeda norte-americana era de 1 dólar a  valer 4,2 trliões de marcos !

A pequena retoma foi esmagada pelo crash da bolsa norte-americana em 1929, tendo como consequência a grande depressão a nível mundial e em 1933 Hitler chegou ao poder com as consequências por demais conhecidas.

Este legado da República de Weimar passou de geração em geração e ainda hoje condiciona as decisões do governo da Alemanha Federal.

* Em cima uma nota de banco emitida em 1923, com valor facial de 5 biliões de marcos.