Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, março 14, 2012

"L'État c'est Moi ! "

Na época do absolutismo real, o seu maior expoente no continente europeu foi sem dúvida Louis XIV - o rei sol - e até lhe foi atribuída a célebre frase: "L'État c'est Moi ! " ( O Estado sou eu ! )

Acontece que os recentes acontecimentos relacionados com a demissão do Secretário de Estado da Energia Henrique Gomes, em que o lobby elétrico liderado pela E.D.P, se opôs com êxito à redução dos subsídios (rendas) pagos pelo Estado em cerca de 600 milhões de euros - só este ano - às empresas de energia eólica e à cogeração, configuram o reaparecimento de um poder absoluto e intocável , que se sobrepõe ao interesse público.

Mas certamente devido a um "azar dos Távoras", a relação de forças a breve trecho não se fará propriamente entre o governo e a EDP com alguns acólitos, mas antes entre esta empresa e uma coligação mortífera formada pelo F.M.I (Fundo Monetário Internacional), B.C.E. (Banco Central Europeu) e a C.E (Comissão Europeia), que já considerou como desproporcionada a proteção vigente ao setor elétrico. E cujo desfecho é mais que óbvio...