Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, novembro 07, 2012

Eurocratas, Burocratas e Afins !

Peter Mandelson, Comissário Europeu para o comércio entre 2004 e 2008.
Este cavalheiro ficou conhecido, por ter escancarado as portas da União Europeia  à entrada de produtos asiáticos, sem qualquer contrapartida digna de nota. O resultado foi a mais absoluta desindustrialização do continente europeu (com a deslocalização para a Ásia) e a consequente perda de muitos milhões de empregos.
Já no continente asiático e de forma simétrica, a consequência direta das políticas deste "benemérito oriental" traduziu-se num aumento sem precedentes, da implantação de unidades produção industrial e o crescimento exponencial da economia desses países, decorrente do maior volume das exportações. E haverá ainda a acrescentar, a transferência tecnológica inerente a todo este processo.

Na Comissão Europeia o seu presidente José Durão Barroso, que tinha capacidade institucional para impedir estas políticas, acolheu-as (tornando-se co-responsável) de bom grado e por seu lado o Parlamento Europeu engoliu em seco sem grandes resistências. Já no Conselho Europeu, só Nicolas Sarkozy enfrentou a política de portas abertas ao oriente de Peter Mandelson, mas sem conseguir pô-las em causa.