Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, março 04, 2013

Beppe Grillo - O Terror da Classe Política Europeia!

Este comediante italiano de 64 anos de idade deixou atónito o continente europeu, ao obter 25% dos votos (116 deputados)  nas eleições para o parlamento italiano , ou seja a terceira força mais votada. Sem o suporte de uma máquina partidária profissional, Beppe Grillo percorreu a Itália numa autocaravana, fazendo campanha contra os políticos tradicionais transalpinos.

O seu movimento denominado "5 Estrelas" concentrou-se em denunciar a corrupção. o clientelismo e as mordomias principescas dos titulares  dos cargos políticos, quer à esquerda, quer à direita. Convirá referir que Beppe Grillo não é propriamente um novato, em matéria de denúncia e hostilização de políticos desonestos ou medíocres. Ele ganhou protagonismo e notariedade nas décadas de 1970 e 1980 na televisão italiana como comediante e provocou controvérsia ao apelidar o partido de Bettino Craxi* (Partido Socialista Italiano) de um grupo de ladrões. O escândalo foi tal, que acabou por ser banido durante vários anos da televisão estatal italiana. Porém a verdade é que, Craxi acabou por se ver envolvido como um dos acusados pelo crime de corrupção na "Operação Mãos Limpas", levada a cabo pelo juíz Antonio do Pietro. E para fugir a uma prisão eminente, Craxi encetou uma fuga para a Tunísia em Maio de 1994, país onde acabaria por falecer em Janeiro de 2000.

Hoje em dia é claríssimo que Beppe Grillo teve acesso a informação confidencial, quando fez a acusão contudente ao diretório do Partido Socialista Italiano liderado por Craxi. E atualmente deverá também ser detentor de informação, que poderá comprometer a carreira política de muito boa gente, ligada ao poder político em Itália.

É evidente que, esta figura pública desprovida de ideologia, de pensamento estruturado, ou mesmo de formação mínima para o exercício de um cargo de admnistração pública, tem uma postura populista e de busca a todo o custo do voto fácil. Numa situação de completa normalidade da vida social e política, ele não teria qualquer hipótese de triunfar pelo voto, nas eleições para o parlamento transalpino. Mas no contexto atual de profundo descrédito da classe política, - decorrente do posicionamento autista dos partidos tradicionais face aos problemas da sociedade - será que o fenómeno B. Grillo poderá vir a ser a "pedrada no charco", que desperte de vez por todas uma classe política anquilosada e decadente?

A não ser assim, o que virá a seguir? A ver (ou a penar) vamos...

* Bettino Craxi foi primeiro-ministro de Itália entre 1983 e 1987.

                                                                        (Parlamento Limpo)