Nome:
Localização: Portugal

domingo, julho 20, 2014

"Deutschland Uber Alles". *

Uma vez já passada a espuma dos dias do Mundial de Futebol no Brasil, é tempo de fazer um reflexão serena e clarividente sobre o sucedido a nível desportivo e até fazer uma extrapolação para outras áreas de atividade.

A Alemanha venceu a Copa do Mundo com mérito absoluto e de forma muito expressiva, convirá ainda acrescentar, que tal não se deveu ao acaso, ou a obra da sorte.

Os germânicos aprendem desde crianças, que para conseguirem vencer em qualquer área é decisivo obedecer aos seguintes conceitos:

- Aprendizagem qualificada e exigente.

- Organização meticulosa e eficiente.

- Planeamento (planejamento) detalhado e rigoroso.

- Disciplina no trabalho.

- Responsabilização proporcional ao nível das funções exercidas.

- Tomada de decisões de acordo com critérios racionais e objetivos.

- Atribuição de prémios ou compensações, em caso de desempenho acima da média.


Por cá muita gente abomina estes desígnios, sem entender que no mundo atual só é possível sobreviver atuando assim, pois caso contrário inevitavelmente qualquer um acabará esmagado pela concorrência exercida pelos melhores, quer se trate de pessoas, empresas, ou nações. Hoje estamos todos em concorrência global, por muito desconfortável que tal nos possa parecer!

* Nota : A expressão teutónica " Deutschland Uber Alles" (Alemanha Acima de Todos)  tem sido objeto de interpretações e traduções muito variadas e também algumas muito polémicas. Esta expressão data de 1841 da autoria de August Hoffman von Fallersleben. Durante o III Reich os nazis apoderaram-se dela para a utilizarem no hino nacional e após o fim da guerra os Aliados atribuíram à expressão um significado de desejo expresso de superioridade e domínio mundial e como tal proibiram-na de aparecer no novo hino da República Federal. Finalmente alguns historiadores fazem notar, que no século XIX a Alemnha encontrava-se retalhada em diversos reinos e pricipados, pelo que a expressão denota antes um desejo de unificação de territórios fragmentados.