Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, dezembro 01, 2014

Batota Luxemburguesa, ou "Dumping Fiscal".

Um conjunto de jornalistas decidiu investigar o regime fiscal no Luxemburgo para empresas estrangeiras (IRC) e descobriu que existe um acordo secreto, através do qual mais de 300 empresas multinacionais pagam menos de 1% sobre os lucros e assim poderem operar no espaço europeu !

Quando muita gente criticava a República da Irlanda pela sua taxa de 12,5% sobre os lucros das empresas, imagine-se a magnitude do verdadeiro "dumping fiscal" praticado pelo Luxemburgo, quando Jean Claude Juncker foi primeiro ministro, esse mesmo que hoje lidera a Comissão Europeia. Claude Juncker não se demitiu, mas a sua autoridade está posta em causa e como tal para início de mandato, a sua fragilidade política é total.
 
 
Esta competição na União Europeia, para ver quem opta pelo valor mais baixo de taxação sobre as empresas é fatal para a manutenção dos nossos modelos de proteção social. Este é um valor que nos diferenciava no mundo inteiro e que hoje muitos países aspiram atingir.
 
Para quando a União Europeia vai adotar uma política de harmonização fiscal nos países membros, quando mais não seja naqueles pertencentes à zona €uro?