Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, abril 16, 2015

Manoel de Oliveira [1908-2015]


Manoel de Oliveira, o português realizador de cinema mais conceituado de sempre e diga-se em abono da verdade com maior reconhecimento internacional, que no seu próprio país. Em França idolatravam-no pela natureza da sua produção cinematográfica quase artesanal, ao arrepio de grandes efeitos especiais, ou de grandes movimentos de câmara. As suas imagens demasiadamente estáticas custaram-lhe críticas ferozes dentro do espaço lusitano e até algum alheamento do público em geral, à exceção de alguns fiéis seguidores.
 
Foi-me dada a humilde oportunidade de observar de perto o seu trabalho de realizador, quando como figurante participei em 1995 nas filmagens nos estúdios da Tóbis do filme "Soulier de Satin" (Sapato de Cetim), aliás uma coprodução luso-francesa. Ah a duração da película é de quase...7 horas.
 
Foi ator da sua longa vida (privada e pública) e Portugal fica obrigado a respeitar e evocar a sua memória!

Nota: A França sempre se bateu pela existência de um cinema europeu, com identidade própria e capaz de rivalizar com a produção norte-americana. Mas apesar de alguns êxitos isolados tal ainda não aconteceu...