Nome:
Localização: Portugal

domingo, junho 26, 2016

A Hecatombe !


A decisão de abandonar a União Europeia pelos britânicos no recente referendo, assemelha-se a um sismo de grande magnitude e como tal as réplicas não param de se fazer sentir.
 
Hoje duas importantes empresas de de notificação financeira, baixaram o rating  da dívida soberana do Reino Unido, o que significa que os contribuintes irão pagar juros mais altos.
 
A Escócia quer um novo referendo ao seu desejo de independência, com o argumento que o território optou maioritariamente por permanecer na União Europeia.
 
Para perplexidade de muita gente a Irlanda do Norte manifestou igual desejo de ficar na União Europeia e pela primeira vez dá mostras de querer separar-se também do Reino Unido.
 
O valor da moeda inglesa tenderá a sofrer uma queda muito significativa.
 
Os defensores da saída do Reino Unido após o momento inicial de exaltação adotaram um tom bem mais moderado e receoso e estranhamente não mostram pressa de iniciar os procedimentos para tal, dir-se-ia que começam a ter consciência do alto preço a pagar pela opção tomada.

Ao deixarem de ter livre acesso  ao Mercado Único num futuro próximo,  as empresas britânicas perderam valor de forma muito significativa, mesmo que consigam obter condições idênticas aquelas que vigoram para a Noruega.

Também para  a União Europeia a saída da segunda maior economia do continente europeu traduz-se num empobrecimento coletivo.