Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, outubro 27, 2017

Um dos Rolls-Royce de ... Lenin !

Rolls-Royce Silver Ghost 1921 - Museu Mansão de Gorki

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudómino de Lenin bradou até à exaustão contra o sistema capitalista e seus valores, nomeadamente aquilo a que ele designava de tendências burguesas.

Mas para cúmulo da hipocrisia Lenin adorava viaturas caras e luxuosas, tendo conseguido obter vários modelos da marca norte-americana Buick e cerca de 3 Rolls Royce (existem testemumhos de que chegou a colecionar 9 desta marca).

As primeiras viaturas de luxo dos revolucionários soviéticos foram confiscadas aos Romanov (família do Czar ), porém o modelo da foto, um Rolls Royce Silver Ghost foi adquirido por Lenin em 11 de Julho de 1921 em Londres, através de um seu emissário; o preço foi de £ 1.850 (libras) com desconto de 15% , tendo este sido  concedido devido a um outro negócio, relacionado com o  fornecimento de motores de avião da fábrica Rolls-Royce, destinados a bombardeiros russos.
 
Por forma a poder ser utilizado durante os rigorosos invernos na Rússia, Lenin recorreu ao engenheiro françês Adolphe Kegresse para efetuar uma adaptação, que consistiu em colocar lagartas de tração na retaguarda do veículo, bem como instalar skis em torno das rodas dianteiras.

Ao líder da revolução soviética bem se poderia aplicar o  provérbio: "Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz ".