Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, dezembro 03, 2018

Coletes Amarelos - A Explosão Há Muito Anunciada !



Em França o empobrecimento acelerado da classe média, que maioritariamente suporta através de impostos exponencialmente cada vez mais elevados, - em consequência das incontroladas despesas sociais do país, onde o modelo social democrata desde F. Mitterrand está falido  - levou a uma onda de indignação e revolta sem paralelo, tendo como causa próxima o aumento das taxas aplicadas aos combustíveis.
 
O argumento de E. Macron seguando o qual a referida taxa se destina à transição energética, por forma a suportar  um modelo menos poluente com recurso mais acentuado a energias renováveis cai por terra, quando se descobriu que só 10% do montante total gerado por aquelas receitas, se destina efetivamente ao objeticvo anunciado.
 
Emmanuel Macron é conhecedor das fragilidades da sociedade francesa, mas a sua missão reformadora declaradamente liberal - basta ler as suas propostas eleitorais - depara com um obstáculo intransponível : é que a França jamais foi e será um país de reformas, mas será sempre uma nação de revoluções, isso está inscrito no seu ADN.
 
Curiosamente este movimento de protesto está completamente fora da órbita dos sindicatos e dos partidos políticos e por isso mesmo a sua evolução é completamente imprevisível e faz temer o poder no Eliseu.
 
Mas será que só na França existem condições para tamanho protesto ? Não me parece !