Nome:
Localização: Portugal

domingo, julho 22, 2007

O ISN Centenário e Desnecessário !



Frequentar as praias do sul de Espanha, e estabelecer comparações no capítulo da segurança com as nossas, dá que pensar acerca do estado do nosso atraso em organização e planeamento. Por lá não existe nenhuma organização congénere do nosso Instituto de Socorros a Náufragos, nem nadadores salvadores em amena cavaqueira com os banhistas. Quem vela pela segurança dos veraneantes é a Protecção Civil local, dotada com motas de água, botes com motores fora de borda, veículos todo o terreno; quanto ao pessoal são jovens da região formados pela autarquia e integrados nessa estrutura em missões de vigilância e pessoal do município para os equipamentos navais. Prestam socorro, zelam pela segurança e bem estar dos frequentadores da praia. Também por lá não existe Polícia Marítima mas tão só a Polícia Municipal que pode ser alertada para intervir, quando as orientações da protecção Cicil não são acatadas.
Fui protagonista de um pequeno acidente com ferimentos numa dessas praias, e fui assistido pela mencionada Protecção Civil de forma eficaz, célere e gratuita. Não pude deixar de me sentir ali incomparavelmente mais seguro do que nas nossas, e presenciei como os jovens que estão de vigilância são capazes até de exercer autoridade, - coisa que por cá já ninguém sabe o que é - quando um grupo de portugueses pretendia jogar com uma bola no areal.
Nós temos Polícia Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, Protecção Civil e Polícia Municipal, enfim um enxame de organismos que se duplicam e atropelam, mas quanto a eficiência é o que se sabe.
Dir-me-ão que o ISN é uma instituição centenária e respeitável, certamente que sim, que no seu passado salvou muitas vidas, sem dúvida, mas no século XXI existem outras alternativas mais eficientes, e quanto ao salvamento no mar a solução é formar uma Guarda Costeira com equipamento da Marinha e da Força Aérea.