Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, julho 04, 2008

T.A.P. Air Portugal, em Perda Total !

"A situação da TAP é dramática" , afirmou o responsável pela TAP - Air Portugal, uma empresa com cerca de 6000 funcionários, 60 aparelhos, e um passivo acumulado de mais de 1 200 milhões de €s. Tem uma dos piores indicadores a nível mundial, no que diz respeito ao número de funcionários por avião. Não admira, uma vez que tratando-se da empresa que melhor paga em Portugal, e situando-se na esfera do Estado, sempre foi alvo do proteccionismo, bem como do favor político, traduzido nas influências para o emprego de diversas clientelas.
Mas o pior de tudo é que o accionista Estado, hoje não pode injectar capital na empresa, a isso o impede a Comissão Europeia, pois seria distorcer a concorrência no mercado europeu.

A sua privatização aguarda certamente pelo dia do juízo final, tendo sido já mil vezes prometida e mil vezes adiada; mas os fortes interesses corporativos, suportados por convenientes apoios políticos, com ligações a alguns sindicatos, que servem de suporte a confederações sindicais, têm conseguido opor-se a uma tal solução. Veja-se o caso da Ibéria, que foi privatizada em 2001, e hoje é uma companhia próspera no mercado mundial. Por cá continua a prevalecer o interesse das corporações, ou dos grupos, sobre o colectivo dos cidadãos, estando o Estado muitas vezes refém daqueles que continuamente o chantageiam.