Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, novembro 04, 2008

Os Negócios da Banca...

A muita gente causa alguma perplexidade, que num país de pequena dimensão, ainda para mais periférico no continente europeu onde as oportunidades são escassas, a banca obtenha dividendos absolutamente inimagináveis. Como é evidente a liquidez da banca portuguesa para emprestar dinheiro, só é conseguida através do recurso a empréstimos à banca internacional; ou seja, actua como um simples intermediário.
O caso do BPN ainda é mal conhecido para retirar conclusões definitivas, contudo parece evidente que o Banco de Portugal(BdP) precisa de adoptar estruturas e mecanismos de acompanhamento próximo, da actividade bancária. Como entidade reguladora, o BdP não pode ter como actividade única ou predominante, a realização de estudos macro-económicos, refugiando-se assim numa área soft, sem conflitos e responsabilidades de maior.

Agora é estranho, que o alarme só tenha soado 700 milhões de €s depois, é de facto tarde demais, ainda para mais numa instituição que prima em pagar principescamente - facto inédito na função pública - aos seus colaboradores.

Nesta matéria poucos são aqueles que podem "atirar pedras" , nomeadamente o PSD uma vez que vários dos seus dirigentes, passaram quer pelo PBN quer pelo BdP. Em vez de se querer a todo o custo, marcar um pontinho político na disputa política, melhor seria reformar as instituições públicas, e dar-lhes um poder real de intervenção em lugar de um do tipo meramente formal.

Porém esse tipo de medida, iria retirar poder aqueles que hoje verdadeiramente mandam em Portugal, e que evidentemente como muita gente já percebeu não têm a ver com os governos da república.