Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, março 14, 2013

Habemus Papam !

O sucessor do apóstolo Pedro já foi escolhido: trata-se do arcebispo emérito de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que adoptou o nome de Francisco. Na Igreja Católica este nome remete para o santo italiano São Francisco de Assis - fundador da ordem dos franciscanos, que sendo abastado decidiu ajudar os pobres - e de igual modo para São Francisco Xavier - um dos fundadores da Companhia de Jesus - conhecido pelas missões de evangelização no Oriente. O novo Papa também faz parte desta congregação religiosa e é conhecido na Argentina pelo modo de vida simples e reservado, com especial vocação na ajuda aos mais carenciados.

Filho de um emigrante italiano e de uma ama, formou-se em engenharia química antes de se tornar padre, e após 5 votações no último conclave, tornou-se no 266.º Supremo Pontífice da história da Igreja de Roma.

Já deu para perceber que a personalidade do novo Papa carateriza-se pela simplicidade e pela espontaneidade, coisas que têm andado há muito arredadas do Vaticano. A própria Igreja Católica Romana  e muitas partes do mundo sob seu magistério e influência (nomeadamente o continente europeu) estavam carentes de uma reafirmação dos valores primordiais, que dão sentido à vida humana; este Pontífíce parece trazer consigo uma linha de orientação, capaz de responder a tal desiderato.

Definitivamente sopram bons ventos da América do Sul . Um dia também o Brasil verá um dos seus clérigos mais ilustres atingir o pontificado, o que seria um ato da mais elementar justiça face à sua importância e dimensão no mundo católico.

Também já tivemos um Papa português, tratou-se de João XXI (nome de nascimento de Pedro Hispano) e o seu pontificado foi muito curto; entre 20 de Setembro de 1276 e 20 de Maio de 1277, tendo falecido nesta data por acidente, devido a um desmoronamento ocorrido nos seus aposentos.

Uma nota final para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner que no passado juntamente com o seu já falecido esposo - então presidente - acusavam o Cardeal Bergoglio de liderar a oposição ao governo. Agora perante a situação criada,  foi obrigada a "engolir sapos vivos", ao ter de o saudar pela eleição à chefia da Igreja. As voltas que a vida dá...