Nome:
Localização: Portugal

domingo, dezembro 03, 2017

No 'Reino da Cretinice I' - Candidatura à Agência Europeia do Medicamento (E.M.A.).

Com a futura saída do Reino Unido da União Europeia as respetivas  agências ali sediadas sairão também e nesse âmbito decorreu um processo de escolha para a nova sede da E.M.A*. (Agência Europeia do Medicamento).
 
Concorreram ao todo 19 cidades** dos estados membros, que apresentaram as suas candidaturas com informação detalhada quer dos locais propostos para receber a instituição, quer ainda das caraterísticas e infraestruturas dos imóveis onde os serviços ficarão instalados, bem como do planeamento da operação de mudança a partir de Londres [Lay-out, Facilities e Relocation plan].

A cidade vencedora foi Amsterdão com uma candidatura bem preparada e em que a escolha para sede recaiu num só edifcio.

A candidatura portuguesa foi um verdadeiro desastre em todos os aspetos, mal preparada, ao sabor das hesitaçoes de um governo caótico, onde pontifica o ministro das Finanças e pouco mais.

Assim a 2,5 semanas do final do prazo para entrega das propostas o governo decidiu trocar a cidade de Lisboa pelo Porto para sede - para satisfazer o edil desta última cidade - e desta maneira atirou com todo o trabalho já desenvolvido para o lixo, bem como deixou os técnicos com pouquíssimo tempo para a preparar a nova proposta, inviabilizando por falta de tempo a possibilidade de realizar o necessário trabalho de lobby.

A proposta nacional tinha 3 edifícios em alternativa - Palácio Atlantico, Palácio dos Correios e um imóvel ainda em projeto na Avenida Camilo.
O Palácio Atlântico reprovou nos 3 critérios, o Palácio dos Correios só passou no 1.º critério (Lay-out) e o mesmo aconteceu com o edifício da Avenida Camilo.

Isto é revelador do mais acabado amadorismo, negligência e uma absoluta irresponsabilidade, endereçada a 100% ao governo, não haja nesta matéria qualquer dúvida.
O anarquismo nunca constituiu uma boa forma de governo, nunca em tempo algum !
 
* (E.M.A.) European Medicines Agency
 ** Amsterdão, Atenas, Barcelona, Bruxelas, Bona, Bratislava, Bucareste, Sofia, Copenhaga, Dublin, Helsínquia, Lille, Malta, Milão, Porto, Estocolmo, Viena, Varsóvia e Zagrebe.