Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, julho 25, 2007

Uma Candidatura Ingénua


A candidatura de Luís Filipe Menezes à liderança do PSD revela uma ingenuidade confrangedora. Marques Mendes apesar da sua condução política medíocre, conta com o apoio do aparelho do partido e isso é decisivo; basta olhar para a sua lista para perceber quem está com quem, nomeadamente os lugares ocupados pelos apoiantes em estruturas partidárias ou instituições públicas.

Porém Luís F. de Menezes parece não perceber que quem manda no PSD, é o chamado eixo Lisboa-Cascais (no fundo não passam de meia dúzia de pessoas bem conhecidas) , e ele é ultra periférico nessa matéria. Está longe dos contactos influentes, e estes jamais permitiriam a um homem do Porto dirigir o partido; a excepção de Sá Carneiro ocorreu numa época conturbada que não voltará a repetir-se, é que agora a estrutura partidária está consolidada, ao contrário do final dos anos 70.

Mas Luís F. Menezes está ainda associado ao epíteto de "sulistas, elitistas e liberais" que utilizou num Congresso contra os seus opositores, resta agora saber se ainda se considera um "nortista, populista e conservador" !

Em matéria de posicionamento ideológico o candidato autarca de Gaia é um enigma total; social democrata não pode ser, senão teria um posicionamento de esquerda como acontece em toda a europa, liberal não é; e centrista será?