Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, setembro 11, 2007

O(s) Impasse(s)


Hoje assistimos com séria preocupação à tomada do poder - em muitos países considerados de primeira linha - por parte de arrivistas que se intitulam de políticos desprovidos da mais ténue capacidade de liderança das suas nações. E o resultado é bem visível na Europa e nos EUA, com uma diminuição significativa da qualidade de vida das respectivas populações.

Se alguém duvida desta premissa, vejamos:

-1) A hecatombe no sector dos empréstimos de alto risco do mercado imobiliário dos EUA (subprime), está a ter réplicas nos mercados financeiros a nível mundial com os investidores em crise de confiança, só porque uns irresponsáveis yuppies ou seus seguidores com a cumplicidade dos orgãos de regulação dos diversos estados, decidiram estupidamente contrariar toda a lógica de segurança e racionalidade nos critérios de empréstimo bancário, a pessoas que já se sabia que à partida eram incumpridores relapsos.

-2) No Iraque a situação política e social, continua a deteriorar-se com as tropas americanas e britânicas, a sofreram baixas diárias na guerra civil em curso, entre as diversas etnias presentes naquele território. A sobrevivência, de largos sectores da população civil iraquiana está em risco, sem cuidados médicos, com deficiente alimentação , as doenças alastram e matam tanto como a própria guerra. A actual retirada parcial de tropas quer britânicas, quer americanas, destina-se a minimizar as críticas das respectivas opiniões publicas, que em ambos os países são contrárias à intervenção. Mas o pior de tudo, é que o terrorismo islâmico não estava presente no Iraque no tempo de Sadam, e hoje alastrou ali como mancha de óleo.

-3) No Afeganistão apesar do esforço da NATO, os talibans continuam muito activos, encontrando santuários no Paquistão e ameaçam o governo de Cabul a toda a hora. E como isto não bastasse a produção da papoila do ópio, que depois é transformada em morfina e heroína disparou incontroladamente naquele país, com os senhores da guerra que suportam Cabul a ganharem com tal tráfico.

-4) A União Europeia não se consegue entender relativamente á elaboração de um texto fundamental, que o nacionalismo caduco de alguns impede que se chame de Constituição Europeia. Agora assistimos à birra dos insuportáveis "gémeos polacos", que da Europa a única coisa que parecem desejar é dinheiro, e a por sua vez contrapartida que sempre nos habituaram a dar, é a de continuas ameaças de boicotes e bloqueios .

-5) O preço da energia continua num crescendo imparável, sem que os grandes países consumidores consigam elaborar uma estratégia, que os defenda da chantagem dos produtores de petróleo entre outros.

-6) O Irão desafia a Comunidade Internacional, com o aprofundamento quase díario do seu programa nuclear, bem como através das provocações dos seus dirigentes nesta matéria, pelo que a opção por um ataque devastador às suas infraestruturas atómicas, é cada vez mais inevitável.


A degradação do ambiente financeiro, económico e polìtico a nível internacioanal conduz a um ímpasse relativamente às aspirações de múltiplas nações e povos, que tal como as calmarias muito prolongadas são indiciadoras de violentas tempestades.