Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, agosto 30, 2007

Joe Berardo - Duas exposições com qualidade.


A colecção de arte moderna e contemporânea de Joe Berardo, patente no Centro Cultural de Belém em Lisboa, tem tido um assinalável número de visitantes, e o objectivo da Fundação com o seu nome, em permitir o acesso gratuito durante algum tempo, e depois a preços reduzidos para uma parte significativa dos visitantes, é de louvar. Mas o mais assinalável é que nunca os responsáveis pelos organisnmos do Estado com a tutela do sector, foram capazes de realizar algo similar. Muito boa gente nesta área para além do palavreado estéril com que polue os media , limita-se a estar mais preocupada com os lugares, e com as respectivas mordomias.
Convirá referir a belíssima e única exposição de Art Déco em Portugal, - também pertença de J. Berardo - que poderá ainda ser visitada no Museu de Arte Moderna em Sintra, até 16 de Setembro.
Por outro lado é curioso constatar, como o comendador Berado é incómodo para muita gente na área financeira; habituados a viver num pequeno mundo dourado, protegido pelo Estado, e muitas vezes chegando até a manobrá-lo, através dos seus protagonistas directos, esses indivíduos não se sentem à vontade, quando são objecto de críticas directas, ou de revelações que curiosamente nunca os jornais se atrevem a revelar. O que mais lhes custa, é que não conseguem comprar o seu silêncio, por razões mais que óbvias .