Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, outubro 26, 2007

BCP E BPI : Fusão A Frio !




A recente proposta da Administração do BPI em efectuar uma fusão com o BPI, tem um conjunto de vantagens e de inevitáveis inconvenientes, embora o resultado final poderá ser positivo, após a supervisão da Autoridade da Concorrência AdC.
As vantagens resultariam da concentração dos activos dos dois bancos, permitindo assim que o novo banco - BPI Millenium - alcançasse o terceiro lugar no ranking dos bancos ibéricos ; deste modo a banca portuguesa passava a dispor de uma entidade com massa crítica a nível europeu.
Quanto às desvantagens, a maior resultaria de uma diminuição significativa da concorrência e como tal lesiva dos consumidores; porém a Adc certamente obrigará no caso do negócio se efectivar, à implementação de medidas correctivas, como a venda de várias agências bancárias de ambos os bancos parceiros na fusão. Existirá também dispensa de funcionários de ambos os bancos, pela simples razão das economias de escala que irão ocorrer, bem como daquelas decorrentes da venda de agências. Quanto aos funcionários, estes apesar de terem tido sempre vantagens acrescidas, - para além dos salários que auferem serem muito acima da média geral no país, dispõem ainda entre outros, de significativa bonificação de juros em empréstimos, que na CGD constitui um escândalo total - nestas ocasiões ou seja nas rescisões de contratos são sempre presenteados, com indemnizações leoninas, que constituem uma excepção absoluta no universo laboral português.