Nome:
Localização: Portugal

domingo, dezembro 16, 2007

PT ...A Chantagem Intolerável !


O "Chairman" da PT (Portugal Telecom) numa entrevista a um canal de TV privado, fez um conjunto de declarações, que mais se assemelham a uma lamuria de um mau aluno, confrontado com resultados medíocres. A velha diatribe contra a Autoridade da Concorrência (AdC) ou agora também à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) parece não ter fim, compreende-se o mau estar de quem só sabe viver em regime de monopólio, ou debaixo do guarda chuva protector do Estado; as justas penalizações aplicadas pela AdC à PT, comprovam as práticas lesivas da empresa de comunicações aos clientes e à economia . A PT obteve uma vitória de Pirro face á OPA lançada pela Sonae, ao comprometer-se pagar dividendos altíssimos aos seus accionistas, perante o pavor que tal operação suscitou nos seus quadros dirigentes, e ficou assim enredada numa camisa de forças sem capacidade financeira apreciável para futuros e indispensáveis investimentos. Mas quem gizou a estratégia? Só falta culpar a AdC mais uma vez, para continuar com a ladainha. Curioso é o facto, de na altura a administração ter propagandiado, que caso a Sonae obtivesse êxito, haveria lugar a um grande número de despedimentos na empresa, afinal onde está a coerência?

A imprensa revelou que só na PT Comunicações, 9000 funcionários estão em casa com vencimento pago embora reduzido, e por outro lado verifica-se que esta empresa do grupo tem algumas práticas muito sui generis ! Uma delas consiste em que, sem que o cliente o queira ou mesmo à revelia dele, impingem-lhe e cobram-lhe contratos de serviços tais como os designados de Plano de Preços ou Plano Total sem que tal seja suportado, por algum contrato escrito com a respectiva assinatura das partes envolvidas . Imagine-se isto em clientes idosos com capacidade diminuída que se limitam simplesmente a pagar sem contestarem. Quando o cliente reclama com fundamento nem sequer têm a hombridade de pedir desculpa pelo abuso cometido, decididamente algumas pessoas naquela empresa não têm o perfil nem a capacidade trabalharem no sector.

O que é mais grave em tudo isto, é a chantagem que transparece ou se subentende, dirigida ao Governo, para que pressione a AdC e a ANACOM no sentido de permitir, que a saudável concorrência (designada eufemisticamente por "excesso de regulação" ) seja metida no saco, ou então os despedimentos dispararão; ora isto é inaceitável num país da União Europeia ou será que a grande ambição da PT é que não exista autoridade nenhuma, e assim poder arbitrariamente impor ao mercado os seus ditames ?