Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, julho 17, 2008

Tsunami na Justiça

O actual Bastonário da Ordem dos Advogados, deixou os interesses instalados na Justiça, em verdadeiro estado de choque. Habituados aos salamaleques habituais, à total indigência, perante o desespero dos cidadãos, que pagam um sistema obsoleto e ineficaz, não suportam a mais leve sombra de crítica. As corporações da justiça, costumavam entender-se num pacto de colaboração total, por forma a manter a medíocridade vigente, porém agora um dos elos partiu, eis o pânico instalado. Como é possível, que a administração da justiça no sector público funcione tão mal, e pague tão principescamente bem ? No sector privado isto seria impensável.

A entrevista de Marinho e Pinto no programa "Grande Entrevista" revelou o total desastre que é hoje a Direcção de Informação da RTP. A jornalista do programa, interrompia amiúde o entrevistado, coaretando-lhe o raciocínio (já se tornou num hábito seu, sem que alguém a repreenda), não realizou o trabalho prévio, que era suposto ter feito, resultando no recurso a perguntas mal elaboradas, sem fundamentação adequada, e chavões de mesa de café.
"Vc já foi a algum tribunal ?" perguntou Marinho e Pinto, perante as perguntas sem nexo da jormalista. Resposta de J. de Sousa "Graças a Deus não". Ao menos para perceber como funciona, sempre conviria ter-se dado ao trabalho de o fazer, pelo menos uma única vez.
Só uma Direcção de Informação em roda livre, permite tal performance profissional. E porque não, um curso de verão na BBC?

Curiosa foi a crítica de um jornalista do "Público", que se referiu ao "tom das intervenções de Marinho Pinto"; confrontados com a veracidade das suas declarações, resta-lhes atacar o tom, à falta de melhor...