Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Dominó Árabe

Não adianta repetir até à saturação os argumentos e lugares comuns já mais que propalados por toda a imprensa, através dos habituais comentadores de sofá, relativamente à revolta social no mundo árabe, pelo chamado efeito dominó.
Existe um factor comum a todos estes países: sofrem de uma verdadeira explosão demográfica ! As famílias não aceitam qualquer método contraceptivo, o seu lema continua a ser uma família numerosa, e por outro lado as raparigas não têm acesso a uma educação aceitável, o que lhes limita o acesso à informação. O número de jovens com menos de 15 anos em muitos destes países excede os 40% da população. Este avalanche demográfica, já está a causar défices elevados na oferta de habitação, saúde, educação e emprego, entre outros. Uma parte muito significativa dos desempregados desagua na chamada economia informal, ou paralela, que escapa por completo a qualquer regulamentação.
A presente revolução certamente vai servir de válvula reguladora da agitação social por algum tempo, mas não muito. É que os problemas das sociedades afectadas pelo movimento são estruturais, e as medidas a levar a cabo necessitam de várias décadas para surtir efeito. Seguir-se-á inevitavelmente a frustração de milhões, que por agora acreditam num milagre que transforme rapidamente as suas vidas. Enquanto isso assistiremos uma pressão cada vez maior por parte de largos milhares de candidatos a emigrantes, em direcção ao sul da Europa.
Decididamente vem aí mau tempo no canal....