Nome:
Localização: Portugal

domingo, maio 05, 2013

Espaço Público

Largo do Chiado, Lisboa

A calçada portuguesa (designada no Brasil por pedra portuguesa) como solução decorativa para revestimento de passeios e espaços públicos é uma arte e constitui motivo de apreço em todo o mundo, valorizando de sobremaneira o meio urbano no qual se insere.

Porém esta opção também tem alguns inconvenientes, que devem ser ponderados tais como:  custo elevado de construção (aproximadamente 30euros/m2 ou até o dobro em situações pontuais), baixa aderência em piso molhado, ocorrência de descalcetamentos frequentes, custo de manutenção elevado, deformação do pavimento sobre ação de cargas concentradas tais como veículos automóveis sobre passeios e  outras. Tudo isto para dizer, que o universo de utilização desta solução deve estar limitado a espaços com valor patrimonial, histórico ou cultural. Mas como por cá quase ninguém pensa racionalmente antes de tomar decisões, agindo preferencialmente sob o efeito do impulso momentâneo, assistimos em muitas das nossas cidades à generalização da calçada, por tudo quanto é rua, beco ou travessa. Ou seja, aquilo que devia ser a exceção e ter valor como tal, banalizou-se e tornou-se regra. É um trabalho vincadamente artesanal, executado em condições duras para o calceteiro e cuja mão de obra habilitada escasseia.

Assim urge encontrar uma solução alternativa para o revestimento da maioria dos  passeios das nossas cidades, com um material com boa relação custo/eficácia, confortável e seguro para o transeunte, bem com aspeto visual, que se integre no meio envolvente. A tomada de tal decisão necessita de um parecer técnico, levado a cabo por uma entidade  tal como o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, ou uma faculdade com valências na área da engenharia dos materiais. Será que é pedir muito?


Nota: Também em muitas cidades do Brasil existem magníficos trabalhos de calçada artística, onde em algumas delas é possível encontrar pedras em tons de azul e verde, provenientes de rochas locais. Tal como cá, também no país irmão existe um site na internet muito bem estruturado, com informação técnica sobre esta arte tão nobre.