Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, janeiro 22, 2015

A Origem da Água do Nosso Planeta...

Os modelos científicos mais verosímeis acerca da criação do planeta Terra (4,6 mil milhões de anos / 4,6 biliões na America), sugerem que nessa altura a temperatura muito elevada no nosso planeta, impossibilitava a existência de água, tal como atualmente acontece; ou seja esta não pode datar desse tempo tão longínquo.

A chegada de água em grande quantidade à Terra tem sido atribuída a contínuos impactos de diversos corpos celestes, nomeadamente cometas e asteroides, durante um período de tempo muito violento, que ocorreu 800 milhões de anos após a formação do nosso planeta.

Para forma a obter informação qualificada, a Agência Espacial Europeia (ESA) criou o veículo espacial Rosetta, com capacidade única de disparar uma sonda diretamente sobre a superfície de um cometa e realizar análises através de sensores próprios. O cometa escolhido para tal experiência ocorrida em Novembro foi o 67P/Churyumov–Gerasimenko e os resultados indicaram que a água presente neste corpo celeste, não é propriamente idêntica à nossa; trata-se da chamada água pesada(D2O), em que o átomo de hidrogénio é substituído por deutério. Este último distingue-se do átomo normal de hidrogénio, por possuir um neutron no seu núcleo atómico.

Foto do Cometa 67P, Crédito ESA (Agência Espacial Europeia)