Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, maio 07, 2015

A Grécia e o Euro .

O governo grego apesar - das inúmeras promessas - não consegue desenhar um conjunto de reformas em tempo útil, que relancem a sua economia e confiram à Grécia um estauto de um Estado moderno.
 
Entre outras é bem patente a total incapacidade da Grécia em cobrar impostos de forma universal e eficaz. A imprensa noticiava que a esposa e a sogra do minisro grego Yanis Varoufakis possuem património imobiliário, contudo isento de qualquer tributação!
 
A manutenção da Grécia na zona Euro implica a adoção de um conjunto de regras e disciplina orçamental inerentes à partilha de um património comum, ou seja a moeda única.
 
É gritante e bem patente a falta de preparação em matéria técnica e política de alguns representantes do governo grego, nas negociações com a Comisão Europeia. Ser ministro não pode ser sinónimo de constituir-se meramente como figurante numa feira de vaidades, ou protagonizar um exibicionismo narcisista sem o trabalho metódico e cuidadoso, que a função obriga.
 
Finalmente algumas declarações gratuitas e irrresponsáveis de alguns membros do governo da Grécia têm consequências graves na credibilidade do respetivo Estado, mas também da própria União Europeia, penalizando o Euro e a confiança dos investidores. Basta constatar o que se passou nas bolsas europeias durante esta semana.
Até quando a Grécia vai continuar a arrastar o seu calvário ?