Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, outubro 30, 2007

Escutas a la carte !


O tema das escutas legais ou ilegais tem apaixonado mais os media, que propriamente a opinião pública. Apesar de tudo é preocupante saber que uma parte significativa das escutas, são efectuadas por diversas forças de segurança sem qualquer suporte legal, recorrendo inclusive a detectives privados por forma a contornar as burocracias da lei vigente. Ficou a saber-se que o SIS, efectua escutas sem mandato judicial, mas um acordo tácito entre os maiores partidos, permite que tal aconteça numa espécie de limbo judicial até 2009, ano em que se espera uma alteração na Constituição.

A questão da venda de equipamento, para intercepção de comunicações e vigilância é uma falsa questão, uma vez que a sua proibição não impede a compra no exterior, de forma mais condicionada através da internet mas viajando até Londres por exemplo, que é uma espécie de grande bazar da especialidade na Europa, permite adquirir quase tudo.

Por outro lado, existem equipamentos que não sendo destinados especificamente para as escutas, dispõe de funcionalidades que permitem fazê-lo; estou a referir-me nomeadamente a câmaras de vídeo dotadas de microfones direccionais, que permitem que uma conversa realizada a distância significativa, seja gravada sem que os interlocutores se apercebam de tal, como já aconteceu numa reportagem difundida por uma estação de televisão, durante um congresso de um partido.

Quanto aos "sons esquisitos" convém salientar que as gravações são feitas digitalmente e como tal não emitem ruídos parasitas, tal acontecia na era do analógico mas isso foram outros tempos.
Exemplo de equipamentos:
- ao alto, óculos de sol com microcamera incorporada; preço
US $ 395 .
- ao lado, detector de sistemas de escutas com scanner, que efectua um varrimento de frequências entre os 50MHz e 3GHz, permitindo reconhecer microfones e cameras dissimuladas entre outros; preço US $ 120.