Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, março 22, 2017

Visita Papal a Fátima e Segurança.

Como é sabido terá lugar entre 12 e 13 de Maio a visita Papal ao Santuário de Fátima e como é habitual nestas situações, está em curso um plano de segurança desenhado para este grande evento religioso.

Uma das componentes deste plano de segurança contempla a proteção contra o sobrevoo não autorizado, por por aparelhos aéreos comandados e vulgarmente designados por drones.
 
Já deu para compreender, que o governo e mais concretamente  o Ministério da Administração Interna não fez o trabalho prévio, de avaliação de riscos relativamente a esta tecnologia, quando utilizada sob a forma de ameaça, ou de perturbação em grandes eventos.
 
Agora só à última hora, ou seja em cima do acontecimento é que os decisores públicos (ainda) estão a avaliar a aquisição de equipamento de neutralização de aparelhos tipo drone.
 
Não ocorreu a estas personagens, que tal equipamento não funciona sózinho, necessita antes de operadores qualificados e a respetiva formação não pode ser feita à pressa e sem critério de qualidade, sob pena da sua total ineficiência.
 
Como já acontece noutras áreas estamos a ser governados por curiosos, ou aprendizes de feiticeiro.
 
Nota: O equipamento anti-drone é uma arma, que utiliza ondas de rádio para cortar a ligação entre o drone e o seu controlador.