Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, abril 14, 2017

Coreia do Norte - O Começo do Fim da Barbárie ?


O conflito da Coreia tem antecedentes no final da 2.ª Guerra Mundial e na delimitação de áreas de influência entre a União Soviética a norte e os Estados Unidos a sul, após a rendição do Japão, que em 1942 tinha anexado a península da Coreia ao seu território; foi estabelecido o paralelo 38.º como linha divisória , um pouco à semelhança do que aconteceu com a ocupação da Alemanha pelos Aliados.
 
O lado norte da península fortemente apoiado pela União Soviética e pela China de Mao invadiu na madrugada de 25 de Junho de 1950 o sul, atravessando o paralelo 38º e chegou até a tomar a capital Seoul, obrigando um vasto grupo de nações lideradas pelos Estados Unidos e e sob a égide das Nações Unidas a entrar no conflito e enfrentar as tropas da Coreia do Norte.
 
A resposta a dar à entrada de tropas chinesas em grande escala - em outubro de 1950 - levou a uma forte disputa entre o comando do general  Douglas MacArthur e o presidente dos Estados Unidos Harry Truman; o conceituado general pretendia e bem, atacar a fonte do problema, inclusivamente bombardeando bases na China junto à Coreia, que serviam de apoio logístico às tropas comunistas e Truman receoso de um conflito com a China, impunha a contenção dos ataques estritamente dentro do território coreano. Os ânimos exaltaram-se e Truman pura e simplesmente demitiu o general do comando das tropas.Seguiu-se a assinatura de um armistício em 27 de Julho de 1953 e tecnicamente as duas Coreias continuam em guerra.
 
Nos últimos anos temos assistido a uma corrida ao armamento nuclear por parte do pequeno grupo, que ditatorialmente dirige o país, com ameaças contínuas, sobretudo quer ao Japão, quer à Coreia do Sul e claro desenvolvendo os respetivos transportadores, ou seja mísseis de longo alcance.
 
A apatia da comunidade internacional parece ter chegado ao fim, com a chegada próxima da uma esquadra norteamericana constituída pelo porta aviões Carl Vinson, com apoio de navios equipados com mísseis de grande precisão.
 
Se o presidente da Coreia do Norte Kim Jong-un, - um louco e criminoso que submete o seu povo à miséria mais ultrajante - tiver a infeliz ideia de realizar um ensaio nuclear, ou teste de míssil de longo alcance, haverá uma primeira resposta sob a forma de bombardeamento convencional (mísseis cruzeiro por exemplo) em alvos já há muito listados!
 MacArthur à direita na imagem sabia que a não resolução do problema coreano à época, teria sérias consequências no futuro, ao contrário de H. Truman à esquerda na foto.