Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, abril 21, 2017

"La Décadence" (A Decadência) - 1-ª Parte .

A cultura francesa para mim - desde muito novo quando iniciei a aprendizagen do idioma - teve uma importância especial, através da música, cinema, da banda desenhada (quadrinhos no Brasil), ou da imprensa, entre outros.
 
Portanto a França para mim genericamente falando sempre foi objeto de uma atenção especial, mas infelizmente o meu desapontamento com ela tem aumentado exponemcialmente nas últimas décadas.
 
A política gaulesa tem ultimamente revelado um conjunto de sintomas, cuja natureza revela a  decadência profunda do regime e do próprio país, bastando para confirmar tal perceção, comparar as políticas governamentais e os respetivos resultados, com as congéneres  do seu vizinho britânico.
 
Alguns apontamentos reveladores do que acima afirmo:
 
Nicolas Sarkozy é acusado pelo ministério público de ter violado a lei, devido a ter recebido financiamento ilegal da sua campanha para as eleições presidenciais de 2012, no chamado caso "Bygmalion"; a lei francesa estabelece o limite de 22,5 millhões de euros para gastos com a campanha eleitoral, valor que segundo a investigação policial foi largamente ultrapassado.
 
François Fillon (primeiro ministro da França, durante o consulado de N. Sarkozy entre 2007 e 2012) e atual candidato às eleições presidenciais foi acusado na imprensa francesa de ter utilizado dinheiros públicos - meio milhão de euros - para contrtar ficticiamente a sua esposa como assistente parlamentar, cargo que a acusam de nunca ter exercido, no chamado "Penelopegate". A tudo isto somam-se ultimamente mais acusações, que ele até agora não foi capaz de contrariar cabalmente.
 
As duas filhas ainda adolescentes de Bruno Le Roux - até há bem pouco tempo ministro do Interior de França - terão assinado os seus primeiros contratos com o Estado através do pai, então deputado do Partido Socialista françês !