Nome:
Localização: Portugal

sábado, maio 06, 2017

Venezuela - No Limiar da Guerra Civil .



A situação política e social na Venezuela é caótica e típica de uma ditadura de cariz socialista, onde impera a miséria mais profunda de largas camadas da população sem alimentos ou medicamentos, em contraste com a riqueza e esbanjamento da classe política do partido do poder e seus apaniguados.
 
Os socialistas de Maduro pretendem alterar a constituição do país através de um golpe de estado jurídico-palaciano, por forma a que a eleição dos deputados seja feita mediante estruturas pesudo-populares, onde dispõem de plena capacidade de manipulação.
 
Dada a escalada do movimento oposicionista democrático, o governo de Maduro celebrou vários contratos de aquisição de equipamento de defesa com a Rússia e outro anti-motim com a China no valor de 29 milhões de dólares, nomeadamente no fornecimento de veículos blindados à Guarda Nacional Bolivariana (GNB).
 
Nos noticiários internacionais sobre a Venezuela é habitual vermos blindados de cor branca do regime como os das fotos: trata-se do veículo de fabrico chinês Norinco VN-4 (foram fornecidas 194 unidades), que as forças democráticas já analisaram profundamente, por forma a poderem neutralizar a sua ação.
 
A ditadura de Maduro incrementou os meios de repressão à oposição democrática, mas também esta poderá fazer o mesmo e utilizar por exemplo equipamento militar anti-carro entre outros - coisa que na região não é tão difícil assim - e o conflito passar a generalizar-se, ou passar a luta de guerrilhas.
 
A China poderá vir a ter futuramente dissabores na região, as estabelecer contratos cegos com o regime madurista num flagrante conluio com este e em contraste flagrante com a Espanha, que tomou uma atitude responsável ao recusar-se a formecer equipamento anti-motim à Venezuela, devido à natureza daquele regime político.
 
 
Uma mulher luso-descendente* enfrenta sózinha um blindado VN-4 da Guarda Nacional (clicar na imagem para ampliar).
 
*Nota: Estima-se que na Venezuela entre portugueses e luso-descentes existam mais de 500 mil residentes.