A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, abril 29, 2014

Vulcão dos Capelinhos - 1957/58 [Ilha do Faial, Açores].

A erupção na fase mais ativa.
Vista geral após o fim das erupções.

A área das erupções na atualidade.



Hoje o Farol dos Capelinhos - construído em 1903 - apesar de se encontrar em ruínas mas estruturalmente estável, é um testemunho de tenacidade às adversidades da natureza; resistiu às explosões e projeções de lava com temperaturas elevadíssimas, bem como aos sucessivos sismos, que acompanharam as erupções.Hoje o local não oferece qualquer perigo e é muito visitado pelos turistas, que visitam a ilha do Faial.

domingo, abril 20, 2014

Os Cortes (à Francesa) de Manuel Valls.

Ao recentemente empossado primeiro ministro de França Manuel Valls não restou outra opção, que levar a cabo um conjunto de medidas de redução da despesa pública, por forma a reduzir o défice das contas públicas e por consequência a dívida pública, para os valores acordados pelos países membros da União Europeia e em particular da Zona Euro.

Assim Manuel Valls apontou como objetivo a redução na despesa pública em cerca de 50 mil milhões* de €uros, entre 2015 e 2017.

E será repartida da seguinte forma:

- 18 mil milhões de redução caberá ao Estado central.

- 11 mil milhões serão retirados às regiões.

- 10 mil milhões serão subtraídos aos programas de proteção social.

- 11 mil milhões de cortes em outras rubricas de despesas sociais.

Contudo o primeiro ministro de França declarou - para espanto geral - que estas medidas não fazem parte de um plano de austeridade, mas tão só um plano de redução do crescimento da despesa pública. Esclareceu ainda que seria um plano de austeridade se visasse a criação de empregos públicos, o que não é o caso.
A ver vamos ...

* Nota: No continente americano corresponde ao valor de 50 biliões de euros. 

sexta-feira, abril 18, 2014

A "Nossa" Rádio Televisão Portuguesa [R.T.P.] .

A nossa televisão pública conseguiu a insólita proeza de ao mesmo tempo aumentar a taxa de audiovisual – iniciativa apadrinhada por um ministro pseudomaduro - e piorar a oferta dos seus conteúdos.
 Estes últimos resumem-se ao futebol, às produções “pimba” ao ar livre,  ao estilo das feiras do século passado e claro a concursos idiotas, que têm a virtude de ajudar a adormecer os telespetadores.
Para a R.T.P. instituições públicas como o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro de S. Carlos, o Teatro Nacional de S. João, a Companhia Nacional de Bailado, ou as orquestras nacionais, pura e simplesmente não existem!
Celebrar contratos com estes organismos culturais, que permitissem realizar a gravação e difusão das produções destas entidades em horário adequado e evidentemente, quando já não se encontrassem em cena, jamais ocorreu à administração da empresa.
Numa época que muitos portugueses não podem aceder por carência económica, ou até por doença - situação particularmente agravada numa população cada vez mais idosa -  a qualquer evento cultural, o canal público de televisão recusa-se a cumprir minimamente a sua função primordial de divulgação da cultura portuguesa e limita-se a copiar e mal, o pior que os canais privados difundem.
Veja-se o caso da ópera, em que mais de 95% da população nunca foi ao Teatro de S.Carlos, porém sendo tutelado pelo Estado, todos os contribuintes pagam o seu funcionamento. Não me lembro da televisão pública, nem uma única vez se ter dado ao trabalho de gravar e difundir um espetáculo de ópera! E no Teatro Nacional o cenário é o mesmo! 
Para que serve então uma emissora pública de radiodifusão?

Que apagada e vil tristeza!

quinta-feira, abril 10, 2014

"Lembra-me Um Sonho Lindo" , [do albúm ' Por Este Rio Acima' -1982], Fausto Bordalo Dias.

quarta-feira, abril 09, 2014

Momentos com História - 2.ª Guerra Mundial - Rendição no Norte de Itália.

Momento da rendição do general alemão Otto Fretter Pico (comandante da 148.ª Divisão de Infantaria), ao general brasileiro Olympio Falconière da Cunha, da Força Expedicionária Brasileira [F.E.B.], em Abril de 1945.

No uniforme do general Olympio é bem visível no seu braço esquerdo, a insígnia adotada pela F.E.B, ou seja uma cobra fumando, o que constituiu uma resposta direta à frase:  " È mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil entrar em guerra", propalada por alguns jornalistas na época.

sexta-feira, abril 04, 2014

Sonhando com a Praia!

Depois de um inverno particularmente rigoroso como foi este último por cá, já muita gente sonha  com a perspetiva próxima da chegada do verão. Exatamente o oposto do sentimento, que deve ocorrer aos nossos amigos do hemisfério sul! Por vezes na Europa há quem se esqueça que no nosso planeta ... os hemisférios são issso mesmo: dois e não um único! Oooops.


A (Mortífera) Poluição Atmosférica!

Foi notícia recente a poluição atmosférica em Paris, com elevados indíces de componentes tóxicos presentes no ar. Situação que obrigou as autoridades gaulesas para salvaguarda da saúde pública, a reduzirem drasticamente o trãnsito automóvel na capital francesa, restringindo a circulação de forma alternada, ou seja unicamente para viaturas de matrícula par num dia e no dia seguinte para veículos de matrícula ímpar. Porém muita gente não respeitou essa imposição legal e as autoridades não hesitaram em aplicar multas de valor elevado aos infratores.

A indústria automóvel tem de rapidamente encontrar uma alternativa viável tecnica e economicamente aos automóveis atuais com motores de explosão, ou de combustão alimentados por combustíveis fósseis. As viaturas elétricas necessitam ainda de uma evolução significativa em termos de adquirirem uma autonomia minimamente aceitável, bem como em matéria de preço final ao consumidor, nomeadamente do seu componente vital, ou seja as baterias elétricas.