A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

O Porta Aviões Françês "Charles de Gaulle" no Golfo Pérsico

O porta aviões françês "Charles de Gaulle" já iniciou um conjunto de operações de ofensivas a partir do Golfo, ao lado do porta aviões norte americano  "USS Carl Vinson", na chamada Operação  Chammal contra alvos do designado "Estado Islâmico". Esta missão tem o apoio generalizado nos países OTAN/NATO e um vasto leque de nações, incluindo do mundo árabe.
 
A complexidade tácnica dos ataques aéreos a levar a cabo, incluindo a escolha de alvos dos terroristas, a preparação de reabastecimentos em voo dos aviões envolvidos, a "iluminação" dos alvos com feixes de raios laser e a largada de bombas inteligentes, que seguem estes feixes com precisão incrível é muito elevada; mas para o governo de François Hollande tudo isto é bem mais fácil do que repõr a lei e a ordem na cidade de Marselha, onde redes de narcotráfico operam com ligação ao Magreb e a degradação da cidade atinge níveis inimagináveis no continente europeu!
 Voilá la différence...

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Donna Maria "A Rosa e o Espinho"


quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Uma Tragédia Grega

O governo de coligação grego - dos partidos Syriza (esquerda radical) vencedor das últimas eleições  e Anel (direita nacionalista) chefiado por Alex Tsipas declarou a mais absoluta oposição à continuação do programa de austeridade imposto à Grécia, pela Comissão Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional.
 
A questão em aberto prende-se com a periclitante sustentabilidade da permanência da Grécia na moeda única - o Euro. É que a dívida grega é colossal e a contenção do défice público dentro dos limites previstos tem como consequência, a degradação absoluta do nível de vida da população.

Mas a Grécia é um país arcaico, que não consegue aplicar de forma eficiente políticas fiscais, como fazem os restantes membros da União Europeia. Não consegue aplicar aceitavelmente o I.V.A. (imposto sobre o valor acrescentado), impostos sobre rendimentos, ou sobre o Património.

Porque é que na Grécia - apesar de ser um país com poucos recursos - por exemplo uma cabeleireira pode-se reformar (aposentar) aos 50 anos, quando na Alemanha tal só acontece aos 60 e tal anos?

Porém deve-se salientar, que a coligação de partidos atualmente no poder não tem responsabilidades na situação da sociedade grega, ao contrário dos partidos do sistema helénico, a saber Nova Democracia (conservadores) e Pazok (partido socialista).

Ninguém minimamente responsável pretende abrir uma crise na zona euro, cujas ondas de choque iriam causar danos dentro e fora da Europa, mas que acabariam por causar maior dano exatamente na população grega. 

O perdão da dívida grega pelos restantes Estados membros não é viável pelas perdas que - numa época de estagnação económica, posterior a uma recessão dolorosa -  teriam de ser suportar ; veja-se o caso da Espanha cuja aplicação no crédito a Atenas foi de 26 mil milhões de euros, ou Portugal com um montante mais modesto de  1 100 milhões de euros!

Os Estados Unidos sairam de uma crise financeira aguda, através do crescimento económico com políticas audazes do seu governo; infelizmente na União Europeia o clima geral não permite tais ousadias e o futuro não se advinha risonho.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

"Mon Oncle" (Meu Tio) , Jacques Tati [1958]



Jacques Tati (de apelido Taticheff - o pai era de nacionalidade russa) é um nome célebre da sétima arte gaulesa, cuja produção deixou um vasto conjunto de admiradores por todo o mundo, apesar de nem sempre essa produção ter tido sucesso comercial.

Na filmografia de J. Tati os diálogos resumem-se a muito pouco e não é por mero acaso; é que ele foi um hábil mímico, daí ter uma capacidade de expressão notável pelo gesto, ou pela singularidade das situações criadas.

Mas a sua época de ouro prende-se sobretudo com o clima do pós guerra em França, em busca da felicidade nas coisas mais simples da vida, em contraste absoluto com a atualidade.